Quando o grande dia se aproxima, uma das decisões importantes a serem tomadas pelos noivos é se desejam uma celebração de casamento com ou sem efeito civil. Mas qual é a melhor escolha para você?
A celebração com efeito civil ocorre quando o casamento é oficializado perante a lei, com todos os trâmites legais necessários. Isso significa que a cerimônia é conduzida
por um celebrante habilitado a realizar casamentos civis, e ao final, os noivos assinam a documentação legal que oficializa a união. Essa opção é ideal para casais que desejam unir a cerimônia social com a oficialização legal do casamento em um único momento.
Por outro lado, a celebração sem efeito civil é uma cerimônia puramente simbólica, na qual os noivos trocam votos e declarações de amor, mas sem a formalização legal. Essa opção é escolhida por casais que já oficializaram seu casamento no civil ou que optam por fazê-lo separadamente, ou ainda, que não desejam obter o efeito legal.
Seja qual for a escolha, o casal terá a oportunidade de personalizar completamente a cerimônia. O importante é que ambos os tipos de celebração são igualmente significativos e especiais!